PROJETO — GERENCIAMENTO — DIFUSÃO

 

RESAM: Resposta a Emergências, Ação e Mobilização

PREPARAÇÃO — RESPOSTA — AÇÕES

 

DEFESA COMUNITÁRIA

TREINAMENTO — VOLUNTARIADO — EQUIPE LOCAL

 

Benefício social

O conceito da Defesa Comunitária articulando as populações para ações próprias, em consonância com a área de Defesa Civil, representa um novo espaço político a ser conquistado, capaz de proporcionar projeção e visibilidade nacional, com o lançamento de um projeto com grande apelo para as comunidades menos favorecidas.

As organizações que participam ou apóiam o CAED tem extensas vantagens a obter no fortalecimento das relações com autoridades e comunidades, agindo num projeto de responsabilidade social.

Missão

A missão CAED é apoiar a ação de autodefesa da comunidade, baseada na solidariedade humana e nos princípios de cidadania, agindo na preparação e resposta a emergências causadas por desastres naturais ou provocadas pelo homem.

O CAED

O Centro de Ações Estratégicas da Defesa Comunitária é uma organização não governamental, conforme Artigo 4o do Decreto N. 895, de 16/08/1993, de apoio privado ao Sistema Nacional de Defesa Civil.

O CAED age de forma integrada e através de convênios técnicos, sem ônus, com órgãos do Governo Estadual (Meio Ambiente / Defesa Civil) e Prefeituras.

Mantém com a UERJ parceria estratégica para geração de conhecimento e realização de pesquisas.

Essas atividades são cobertas por recursos captados pelo CAED de empresas, organismos internacionais ou governamentais.

Estrutura

O CAED opera através da seguinte estrutura:

Centro de Ações Estratégicas – projeto, gerenciamento, produção de conhecimento e difusão de informações.

RESAM – Resposta a Emergências e Ação Mobilizadora – sistema de preparação em caso de incidentes e que entra em eficácia integrando a ação da comunidade com outros sistemas.

Defesa Comunitária – organismo que funciona nas comunidades, formado por pessoas locais, da associação de moradores e indicadas por entidades parceiras, trabalhando em regime de voluntariado ou cooperativa, encarregado de operar o sistema RESAM e apoiar a comunidade em caso de incidentes.

Responsabilidade Social

O CAED implanta comunidades de interesse reunindo grupos de empresas, sistemas de defesa comunitária, promovendo integração com ações e políticas públicas. As ações do CAED representam uma atividade de responsabilidade social das empresas.

Políticas públicas

Os Estados podem promover a instalação dos Conselhos Municipais de Defesa Civil – COMDECs, previstos em Lei, mas existentes em apenas 31% dos 5.505 municípios brasileiros, sendo que o Estado do Rio de Janeiro tem esses Conselhos implantados em apenas 20% de seus 91 municípios.

As Prefeituras podem utilizar o CAED para formar ou dinamizar seus Conselhos Municipais de Defesa Civil – COMDECs.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil pode direcionar recursos ao CAED para atender o inciso X do Decreto N.895, que prevê “incentivar a implantação e a implementação de Centros de Ensino e Pesquisa sobre Desastres (Ceped), destinados à pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, com vistas ao gerenciamento e à execução de atividades de defesa civil”.

Sistema Nacional da Defesa Civil – SINDEC

As medidas tomadas pela Defesa Civil são preventivas, para evitar a ocorrência de desastres ou minimizar a intensidade das suas conseqüências, de socorro em emergências, de assistência às vítimas e de recuperação dos danos da comunidade afetada.

Criado pelo Governo Federal, o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, traz, em sua Política Nacional, os conceitos, metas e planos diretores que visam à defesa permanente da sociedade brasileira.

Segundo a Constituição Federal, é dever do Estado a garantia do direito natural à vida e à incolumidade.

Para prevenir e minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas e recuperar áreas deterioradas por desastres, o SINDEC integra órgãos e entidades públicas e privadas para atuarem, em interação com a comunidade, em todo o território nacional, atuando através de programas:

Programas Básicos

  • Prevenção de Desastres
  • Preparação para Emergências e Desastres
  • Resposta aos Desastres
  • Reconstrução

Preparação para Emergências e Desastres

Preparação da comunidade e órgãos para atuar na prevenção ou em circunstâncias de desastres.

Através de conhecimentos científicos e tecnológicos e a capacitação de recursos humanos, promove a melhoria técnica, institucional e administrativa dos outros programas básicos:

Estudos, projetos e cursos de capacitação

Campanhas de esclarecimento:

  • De ações preventivas: reduzir riscos de desastres;
  • De resposta aos desastres: melhorar o socorro e assistência às populações;
  • De reconstrução: reabilitar as áreas afetadas por desastres.

 

Equipe do CAED

Presidente
Ivan Leão – Jornalista e Consultor de Empresas. Sócio-Diretor da Ivens Consult. (www.ivens.inf.br) Contato: Tel: 21 2523-6962 e Cel: 21 9979-4486

Diretor Técnico
Cláudio Ivanof Lucarevschi – Engenheiro. Chefe do Departamento de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Engenharia da UERJ. Sócio-Diretor da Contech. (www.carto.eng.uerj.br)

Diretor de Relações Institucionais
Aluisio Sobreira – Engenheiro. Sócio-Diretor da DPH Ambiental e Hidrovias, Engenharia, Logística e Meio Ambiente. Consultor de empresas e especialista nos aspectos técnicos da legislação nas áreas de meio ambiente e logística dos transportes. (www.hidrovias.com.br ).

Diretor de Planejamento
Henrique Cortez – Sócio-Diretor da Cortez e Associados, Consultores. Diretor da OSCIP Câmara de Cultura. Ambientalista. Consultor de empresas. (www.camaradecultura.org).

Diretor de Tecnologia de Informação
Julio Regoto – Analista de sistemas. Sócio-Diretor da SprintWeb Informática. (www.sprintweb.com.br).

 

Estrutura da Organização

Grafico_DefesaComunitaria

 

 Download do documento PDF.