Estratégia é a decisão sobre que recursos usar para atingir objetivos
IVAN LEÃO DIRETOR DA IVENS CONSULT
Novo produto
- Os líderes das organizações são pessoas ocupadas de quem se espera uma visão estratégica nas formulações com autoridades e jornalistas.
- O produto “Sistema de Informação Estratégica” da Ivens Consult facilita a visão estratégica do ambiente político-econômico e de mercado, num documento de fácil leitura e distribuição via Internet e mini-CD.
Produção em dois tempos
- Levantamento de dados: apresenta de forma jornalística o cenário onde a organização se insere, mostra a evolução histórica do setor, o ambiente político e regulatório (biblioteca com documentos citados), o mercado e a competição;
- Entrevistas com os líderes da organização: apresenta posicionamentos adotados num determinado período até o momento atual, avaliados em função do cenário levantado.
Um produto competitivo
O Sistema de Informação Estratégica é resultado de um trabalho de jornalismo especializado e esclarecido, diferente de análises econômicas e de mercado realizados por consultorias especializadas. Sua principal missão e agregar a visão da empresa aos documentos sobre o setor que a empresa considera relevantes e que retratam seus interesses. Seu objetivo é produzir informação atraente, de fácil compreensão, para amplo consumo e distribuição.
O primeiro cliente da Ivens a contratar o “Sistema de Informação Estratégica” foi o Sindicato da Indústria de Construção Naval – Sinaval, no final de 2002. O produto ficou pronto em março de 2003, após debates e modificações, a tempo de apresentar o setor à equipe de Governo do Presidente Lula, que assumia a administração federal.
O produto tem até um pequeno folclore no registro das reuniões entre poderosos. Contam, os que assistiram, que na audiência com o Ministro dos Transportes recém empossado do Governo Lula, em abril de 2003, os empresários líderes do setor marítimo estavam reunidos com pilhas de documentos debaixo do braço. Chega o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, sem nada nas mãos. Na sua vez frente ao Ministro e tira do bolso superior do paletó o mini-CD com uma capa bem produzida. O Ministro, curioso e intrigado, insere o CD no computador e surgem as apresentações e a biblioteca virtual com mais de 30 documentos.
O Sinaval utilizou as informações estratégicas de 2003 a 2006, quando contratou a atualização do trabalho.
Logo a Abeam contratava o produto, em 2003, depois em 2004, em 2005 e a atualização em 2006.
Documentos do Sistema de Informação Estratégica foram produzidos para diversos segmentos. Não somente durante a existência da Ivens, mas antes. Desde 1999, diversos estudos foram contratados, produzidos, avaliados e criticados. O produto está em constante aperfeiçoamento e em demanda no mercado:
Sinaval A Indústria Naval no Brasil;
Abeam A Navegação de Apoio Marítimo no Brasil
Imobiliário Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano;
Mineração Cenário da Mineração Mundial e no Brasil;
Telecomunicações Satélites Geoestacionários – Visão Geral;
Indústria de Petróleo Offshore Perspectivas de mercado para a indústria naval;
Política Democracia e gestão da apropriação de parcelas poder;
Globalização Globalização e Crise do Estado;
Recursos Humanos Terceirização de RH;
Agronegócios Cenário da indústria de suco de laranja;
Comércio Exterior Cenário e tecnologia da informação no comércio exterior brasileiro;
Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior Estudo da Competitividade da Cadeia Integrada da Indústria Naval;
Segurança Pública Sistemas despacho e planejamento no combate a ocorrências.